Hoje de manhã aproveitei o dia de folga para fazer o que mais gosto. Levantei-me à hora do costume como se fosse trabalhar, mas fui pescar. Devido ao frio considerável, nesta época Carnavalesca, saí de casa mascarado de pescador.
Chegado ao spot, a máscara era mais do que necessária, pois estavam 4ºC! Nos primeiros lançamentos, depois de umas braçadas na água gelada, nem sentia os dedos!
Pouco a pouco o sol ergueu-se no horizonte, revitalizando os meus dedos e tornando óbvio o motivo da ausência de qualquer toque – a água estava cristalina, tão aberta que eu conseguia ver o fundo do mar a uns 30 metros de distância. A minha fé ia esmorecendo a cada lançamento, até que sinto um pequeno toque que pensei seria da amostra na rocha (até porque a maré estava no fim da vazante), mas não era! A Angelkiss estava a cerca de 1,5m de mim e vi claramente um pequeno robalo a ataca-la sem se ferrar. Parei de corricar e enquanto a amostra subia em direcção à superfície, parada, ainda levou uma nova investida. Mesmo sem ter o peixe ferrado, fiquei novamente em pulgas e com fé renovada.
Apostei num passeante e depois num pencil, sem sucesso. Via os peixes nas ondas, mas não queriam nada à superfície... a água tão aberta e tão fria não ajudava... Voltei aos jerkbaits, mas a uma cor mais natural – sardinha – e lá foi a Tide Minow de 17cm nadar! A maré já tinha repontado e enchia há pouco mais de 15 minutos. As ondas começaram a crescer e a rebentar fora, trazendo um manto de espuma até à costa. Pouco tardou a ter o primeiro robalo ferrado, novamente bem perto de mim, mas com menos timidez graças à capa de espuma. Pu-lo a seco e fiz este pequeno filme:
Logo no lançamento seguinte, novo ataque, mais impetuoso! Luta agradável num local difícil e peixe içado até aos pés! Novo vídeo:
Mais 5 lançamentos sem êxito e despedida com muito custo pois o melhor estava certamente para vir, mas outros afazeres se impunham...
Continuação de bom Carnaval!
PS - Depois de trabalhar durante a tarde, ainda desencaminhei o meu amigo Cuco para uma sessão de spinning nocturno. Pescamos pouco mais de hora e meia e estreei-me a capturar robalos com vinil. Fica aqui então o terceiro robalo do dia: